Na verdade ele é um caminhão, ou melhor, usa o chassi de um caminhão. As Empresas compram dos fabricantes que disponibilizam no mercado o chassi padrão, com motor dianteiro.
Após definido o tipo de chassi (para ônibus ou micro-ônibus), ele é enviado a uma empresa chamada encarroçadora, onde é montada a carroceria de coletivo que vemos circulando pelas ruas das grandes capitais e em várias outras localidades.
Mas porque ter todo este trabalho?
A diferença esta na vida útil do chassi do caminhão, que é superior a 20 anos, podendo se estender até 30 anos (com todas suas manutenções em dia), contra os 20 máximos de um Ônibus Convencional.
Más como diferenciar um do outro?????
O ônibus montado sobre o chassi de um caminhão tem o motor posicionado na frente do carro, ao lado do motorista.
O ônibus convencional tem o motor na parte traseira do carro.
ONIBUS
|
CAMINHAO
| |
MOTOR
|
TRASEIRO
|
DIANTEIRO
|
NÍVEL DE RUÍDO
|
PEQUENO
|
ALTO
|
CONFORTO
|
MUITO CONFORTAVEL
|
DESCONFORTAVEL
|
RISCO AO CONDUTOR
|
TOTAL CONFORTO E SEGURANÇA
|
RISCO PELO CALOR PROMOVIDO PELO POSICIONAMENTO DO MOTOR AO LADO DO CONDUTOR
|
DURABILIDADE DO CHASSI
|
20 ANOS
|
ATÉ 30 ANOS
|
ENTREGA
|
COM CARROCERIA PRONTA (MENOR NIVEL DE RUIDO)
|
SÓ O CHASSI E CARROCERIA POR ENCOMENDA (ALTO NIVEL DE RUIDO)
|
AGORA É SÓ OBSERVAR OS DETALHES QUANDO VOCE ENTRAR EM UM COLETIVO!!!!
Exemplos de Ônibus com Chassis de Caminhão.
Ônibus com Motor Traseiro.
Não existe um caminhão apenas com motor atrás. Cada numeração tem o chassi de caminhão e ônibus. Não existe uma tecnologia comum. Todos os roncos entre caminhão e ônibus são iguais.
ResponderExcluirTenho um ônibus chassi mercedes OF 1318 ano 98, posso montar uma carroceria de caminhão nele ?
ResponderExcluir