segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Veraneio"Vascaína" da policia de São Paulo.


Veraneio Vascaíno vem dobrando a esquina..., a música do Capital Inicial ilustra o quanto emblemático era a viatura policial da década de 80. Oficialmente lançado em 1963, como Amazonas, o veículo só toma o nome de Veraneio a partir da primeira reestilização. E veja como são as coisas. Tentando se aproximar das famílias com o nome que remete a férias, faz sucesso real como camburão da polícia.
Em 1965 o Brasil sofria com o regime militar e a liberdade de expressão que era zero.
Normalmente uma  Veraneio, era  um carro para família ir passear pelo seu espaço interno que comportava toda a família e suas bagagem.
Mas a policia gostou desse carro e a incorporou em sua frota com a pintura preta, branca, cinza e vermelha.
A escolha se deu por seu tamanho que impunha respeito, um carro duro que subia guias e outros obstáculos das cidades, o carro que comportavam até oito pessoas sentadas, ou um porta malas bastante generoso para transporte de “cargas diversas”.
Inicialmente um veículo de visual arredondado e motor pouco potente e Na sua segunda versão,apresentada linhas suaves,suspensão dianteira independe e motor mais forte,disponível tanto na  versão gasolina como a álcool
Com a crise do petróleo na década de 1970, e a proibição de motor a diesel para veículo onde passageiro e carga dividiam o mesmo espaço, o interesse dos consumidores passaram para picapes transformados. Estas podiam ser a diesel e a Chevrolet adotou a denominação de “D10” para este tipo de carro.

Quando a linha 10 - C10 (gasolina), A10 (álcool) e D10 (diesel) – foi substituída pela 20 a Veraneio saiu temporariamente do mercado. Voltou em poucos anos para suprir o vácuo deixado. Ambulâncias e carros de policia eram quase todos da linha.

Passaram anos praticamente sem alterações mecânicas e apenas atualizações estéticas. No começo dos anos 1990 as portas para as importações foram abertas e o comprador passa a encontrar opções mais bonitas e modernas, decretando o final do projeto.






Veja o vídeo da música:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua Pergunta ou Elogio a Matéria.