quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A Historia da Volkswagen Kombi.



Quem teve uma Kombi, sabe como é importante falar sobre ela, desde 1951, quando foi lançada mundialmente no salão do automóvel de Frankfurt, este veículo de passageiro e de carga fincou raízes na história da Volkswagem e na vida dos seus proprietários, principalmente dos brasileiros.
A primeira Kombi a ser fabricada no Brasil pela Volks, foi em 1957 na fábrica de São Bernardo do Campo, com motor traseiro a ar e com 30 cavalos e começa aí a história da Kombi no Brasil. Em 1958, a perua Kombi entra em linha de produção e diversas unidades passaram a ser produzidas para atender a demanda da época.
Em 1960, a Kombi, normalmente fabricada em duas cores e com três portas em ambos os lados, exclusiva para transportar passageiros, alcançou grande sucesso lotação, transfer de hotel e até táxis. A perua Kombi sempre foi um veículo interessante pela sua versatilidade nos diversos segmentos de utilização.
Dividindo sua história com o Fusca ao longo dos anos, o carro de número 50.000 fabricado pela Volkswagem no Brasil foi uma Kombi, conforme podemos observar em fotos da época.
Por ser um veículo versátil nas suas categorias de furgão ou picape de cargas e ainda como van de transportes de passageiros, a Kombi construiu a sua história. Tinha a versão furgão para transporte de carga ou passageiro e ainda a versões com carroceria de aço ou de madeira, do tipo picape.

Em 1976, a Kombi picape passou por uma mudança radical no seu estilo, quando criaram um veículo com misto para transportar passageiros e também carga, uma versão com cabine alongada e segunda fileira de bancos. Este novo modelo permaneceu até os anos 2000, quando foi aposentado. Nesta re estilização, passou a ter motor 1.6 e aumento de potência para 58 cavalos.
Em 1998, um novo modelo surge nas fábricas da Volkswagem, a Kombi Carat, com motor 1.6 a ar e com injeção multiponto, visando atender ás normas de emissão de poluentes da época, modelo que durou até o ano 2000.
Sem mudanças importantes por mais de meia década, em 2005 a Volks fabrica então uma série com 200 unidades produzidas, batizada de ‘série prata’ e encerra o ciclo de fabricação do motor a ar.
Em 2006, a Kombi começa a ser equipada com o motor flex refrigerado a água, com 78/80 cavalos de potência, tornando se mais forte e potente.

Em 2007, a marca comemorou os 50 anos da fábrica no Brasil, produzindo 50 unidades da Kombi, com uma re leitura da clássica pintura bicolor (vermelha e branca).
Com mais de meio século de vida no mundo, a Kombi continua sendo fabricada no Brasil atendendo a demanda de diversos clientes espalhados pelo país.
Atualmente, a Kombi é equipada com motor 1.4 flex de 78/80 e a versão furgão é o mais vendido no Brasil, sendo quase o dobro da sua principal concorrente do Fiat Ducato que vem em segundo lugar.
Se o futuro da Kombi no Brasil, for o modelo apresentado no salão de Genebra no ano passado, teremos certeza de que o seu sucesso continuará por muitos anos, porque cá entre nós trata-se de um protótipo muito lindo. Só não sabemos se o novo modelo enfrentará o desafio do transporte de cargas, mas como ‘minivan’ transportará muitos passageiros por todo o país a fora. Vamos torcer para que o modelo venha para o Brasil e continuemos a contar da história da Kombi no Brasil.
Também hoje em dia a VW Kombi,é usada para transporte da tropa da polícia de São Paulo,e também para o Corpo de Bombeiro da capital paulista.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua Pergunta ou Elogio a Matéria.