O segmento dos compactos está cada vez mais
movimentado no Brasil. Diante do acirramento da concorrência, com a chegada do
Hyundai HB20, Toyota Etios, entre outros, as marcas que já estavam há mais
tempo nessa arena começaram a se mexer. A Volkswagen deu um tapa no Gol e
Voyage, a Fiat renovou Palio e Siena e a GM lançou o Onix hatch, um modelo
completamente novo. Para jogar com o mesmo número de cartas que os outros,
faltava para a GM lançar o sedã derivado do Onix. Em vez de colocar o nome
sedã, a marca optou por Prisma, que designava o modelo três volumes do hatch
Celta, que saiu de linha no ano passado. O Celta entretanto continua em
produção e deve ganhar airbag e ABS ainda este ano para se adaptar à
legislação.
Desenvolvido no
Brasil, em um projeto paralelo ao do modelo hatch, o novo Prisma conserva a
frente do hatch (com a grade bipartida e ostentando a gravata dourada que já se
transformou em um elemento estilístico de identificação dos carros da marca
Chevrolet, os faróis espichados e os vincos acentuados no capô) e é igual até a
porta traseira. De perfil, chamam a atenção a linha de cintura bem alta e
ascendente, o vinco bem acentuado que percorre quase toda a parte de cima
(unindo os faróis às lanternas traseiras), e as rodas de liga leve com desenho
mais esportivo (a GM chama o carro de sedã esportivo). A traseira ficou bem
resolvida, se harmonizando bem com o resto do conjunto. A tampa do porta-malas
incorpora a curva do hatch e as lanternas têm formato trapezoidal e invadem os
para-lamas.
POR DENTRO O espaço para as pessoas é o mesmo da
versão hatch, que acomoda bem quatro adultos. A grande diferença está no
porta-malas, cuja capacidade é de 500 litros (200 a mais que no modelo de dois
volumes). Por dentro, tudo igual: painel de instrumentos têm iluminação azul e
mistura mostradores digitais (velocímetro) e analógicos (conta-giros); o
volante de três raios é o mesmo do Cruze, porém sem as multifunções e sem a
regulagem de distância; sistema multimídia MultiLink (de série na LTZ e opcional
na LT); e airbag, freios ABS, direção hidráulica, banco do motorista com ajuste
de altura e sensor de estacionamento como itens de série.
O novo Prisma será comercializado nas versões LT (mais
básica) e LTZ (topo). Quando equipada com motor 1.0, a primeira inclui de série
(além dos equipamentos já citados) travamento automático das portas ao atingir
15km/h, alarme, sistema que deixa os faróis acesos por um tempo depois de
desligar o motor e fechar e travar as portas, abertura elétrica do portas e
sistema que acende as luzes externas ao destravar as portas pelo controle
remoto, vidros das portas dianteiras com acionamento do tipo “um toque”. A LT
1.4 acrescenta faróis com máscara negra e lente decorativa azul, lanternas
traseiras com lentes escurecidas e rodas de aço de 15 polegadas com calotas na
cor prata. A LTZ soma mais faróis de neblina, vidros traseiros e retrovisores
externos com comando elétrico, computador de bordo e rodas de liga de 15
polegadas.
QUANTO CUSTA Os preços variam de R$ 35 mil a R$ 45 mil
conforme versão e motorização.
Ficha técnica
» MOTORES – 1.0, que gera potências de 78cv (gasolina)
e 80cv
(etanol) e torques de 9,5kgfm (gasolina) e 9,8kgfm
(etanol); e 1.4, que desenvolve 98cv e 106cv e 12,9kgfm e 13,9kgfm,
respectivamente
» TRANSMISSÃO – Tração dianteira e câmbio manual de
cinco marchas
» DIMENSÕES (metro) – Comprimento, 4,27m; largura,
1,70m; altura,
1,48m; e entre-eixos, 2,52
» ACELERAÇÃO ATÉ 100KM/H – 1.0, 13,0s(g) e 12,7s(e); e
1.4, 10,7s(g)
e 10,1s(e)
» VELOCIDADE MÁXIMA – 1.0, 169km/h(g) e 173km/h(e); e
1.4,
180km/h (a) e (e)
(g): gasolina e (e): etanol
Fonte da Reportagem: VRUM
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua Pergunta ou Elogio a Matéria.