sábado, 24 de novembro de 2012

Ônibus HíbridoBR será apresentado na abertura da Semana da Biodiversidade, em Santos.


No próximo domingo, 25 de novembro, o ônibus elétrico híbrido HíbridoBR, será apresentado ao público que participa da abertura da Semana da Biodiversidade na cidade de Santos. O HíbridoBR é o mais novo lançamento da Eletra – empresa brasileira, especializada em tração elétrica para veículos de passageiros -, em parceria com a Mercedes-Benz. Com tecnologia 100% nacional, usa um motor convencional e outro elétrico para sua operação e reduz em até 90% a emissão de poluentes na atmosfera.

O HíbridoBR estará disponível para visitação das 14h às 15h, no Bolsão do Emissário Submarino, onde será a abertura do evento. Em seguida será feito um passeio pela orla da praia, passando pelo Aquário, Ilha Porchat, retornando em seguida ao Emissário, onde permanecerá até as 17h30.

Além dos benefícios ambientais, o HíbridoBR proporciona conforto ao usuário. Montadoem chassis Mercedes, tem piso baixo e sistema de ajoelhamento que, por meio de controle eletrônico da suspensão, chega ao nível da calçada, facilitando o embarque do passageiro, e rampa para o acesso de cadeiras de rodas e deficientes. O controle eletrônico da aceleração evita os trancos típicos da largada e retomada. O motor diesel é isolado acusticamente na traseira do veículo, diminuindo o ruído interno e externo. O condutor trabalha com mais conforto, bem estar e tranquilidade. Tem 12 metros de comprimento e capacidade para transportar 77 passageiros, sendo 37 sentados e 40 em pé.
Por gerar sua energia a bordo, o veículo híbrido não necessita de rede aérea para operar, nem recarga externa para as baterias, que são abastecidas pelo sistema de frenagem regenerativa, que consiste na recarga nas paradas para entrada e saída de passageiros e nas paradas normais de tráfego.

O HíbridoBR tem tecnologia designada “série”, em que o motor elétrico traciona o veículo e a energia para este motor vem de duas fontes distintas: um grupo motor-gerador e um banco de baterias. O modelo combina o grupo motor-gerador Mercedes OM 924 LA de 4 cilindros movido a diesel ou a diesel de cana, padrão Euro5, com o motor elétrico, equipado por um conjunto de baterias. Tem gerador trifásico WEG e baterias Moura.

Assessoria de Imprensa da Eletra

Fonte: Ônibus Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua Pergunta ou Elogio a Matéria.