No próximo domingo, 25 de novembro, o ônibus elétrico
híbrido HíbridoBR, será apresentado ao público que participa da abertura da
Semana da Biodiversidade na cidade de Santos. O HíbridoBR é o mais novo
lançamento da Eletra – empresa brasileira, especializada em tração elétrica
para veículos de passageiros -, em parceria com a Mercedes-Benz. Com tecnologia
100% nacional, usa um motor convencional e outro elétrico para sua operação e
reduz em até 90% a emissão de poluentes na atmosfera.
O HíbridoBR estará disponível para visitação das 14h
às 15h, no Bolsão do Emissário Submarino, onde será a abertura do evento. Em
seguida será feito um passeio pela orla da praia, passando pelo Aquário, Ilha
Porchat, retornando em seguida ao Emissário, onde permanecerá até as 17h30.
Além dos benefícios ambientais, o HíbridoBR
proporciona conforto ao usuário. Montadoem chassis Mercedes, tem piso baixo e
sistema de ajoelhamento que, por meio de controle eletrônico da suspensão,
chega ao nível da calçada, facilitando o embarque do passageiro, e rampa para o
acesso de cadeiras de rodas e deficientes. O controle eletrônico da aceleração
evita os trancos típicos da largada e retomada. O motor diesel é isolado
acusticamente na traseira do veículo, diminuindo o ruído interno e externo. O
condutor trabalha com mais conforto, bem estar e tranquilidade. Tem 12 metros
de comprimento e capacidade para transportar 77 passageiros, sendo 37 sentados
e 40 em pé.
Por gerar sua energia a bordo, o veículo híbrido não
necessita de rede aérea para operar, nem recarga externa para as baterias, que
são abastecidas pelo sistema de frenagem regenerativa, que consiste na recarga
nas paradas para entrada e saída de passageiros e nas paradas normais de
tráfego.
O HíbridoBR tem tecnologia designada “série”, em que o
motor elétrico traciona o veículo e a energia para este motor vem de duas
fontes distintas: um grupo motor-gerador e um banco de baterias. O modelo
combina o grupo motor-gerador Mercedes OM 924 LA de 4 cilindros movido a diesel
ou a diesel de cana, padrão Euro5, com o motor elétrico, equipado por um
conjunto de baterias. Tem
gerador trifásico WEG e baterias Moura.
Assessoria de
Imprensa da Eletra
Fonte: Ônibus Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua Pergunta ou Elogio a Matéria.