sexta-feira, 13 de julho de 2012

Montadora chinesa Sinotruk lança caminhão que agrega o máximo de custo-benefício.

Mogi das Cruzes (SP)- A maior fabricante de caminhões da China, a CNHTC, usa a marca Sinotruk para o mercado internacional, atuando em diversos países. No Brasil, ela está presente desde 2010 na linha de caminhões pesados. Vendo o crescimento do segmento no país, a marca chinesa acaba de lançar sua linha premium com a família A7
Vocacionados para o transporte de longa distância, de distribuição e fora de estrada,os caminhões A7 são ideais para aplicações rodoviárias pesadas como as composições articuladas, caso do bitrem, rodotrem ou treminhão.


A família A7 chega com motor SinotrukD12 (Euro V), turbo intercooler, de gerenciamento eletrônico, equipado com sistema de injeção do tipo common rail, proporcionando alta potência, elevado torque, baixos níveis de emissões em conformidade com as exigências das normas de emissões Proconve P-7 ou Euro V.
A Sinotruk escolheu para seus motores, o sistema SCR (sigla em inglês que significa Redução Catalítica Seletiva) de pós-tratamento de gases, mediante a utilização do componente Arla 32. Trata-se de um sistema já adotado pela maioria das fabricantes de caminhões instaladas no Brasil.



Interior
A cabine dos caminhões da família A7 privilegia o conforto do condutor e passageiros. Ela é equipada com suspensão a ar com quatro pontos de ancoragem e sistema de amortecimento lateral.Conta com elevado número de porta-objetos distribuídos estrategicamente no interior da cabine.O volante é regulável em inclinação e profundidade proporcionando sempre a correta posição de condução ao motorista, independente do seu biotipo.





Como nos automóveis mais “completos”, os caminhões A7 contam retrovisores nas posições lateral e frontal, que possuem acionamento elétrico. Há também ar condicionado digital e sistema de ventilação interna. O grande número de comandos e teclas no painel de instrumentoestãobem distribuídos e ao alcance do motorista.

Para aqueles que fazem do caminhão uma verdadeira moradia, a família A7 possui uma cabine leito, que é equipada com duas camas de série para a versão teto alto. O assento do motorista é equipado com suspensão a ar, apoio de braço e cinto de segurança de três pontos. Possui ainda sistema de som com entrada USB e comandos no volante.

Versões e motores
O cavalo-mecânico A7 380 4x2 (teto alto e baixo) vem equipado com motor Sinotruk Euro V D12 com potência de 380 cv a 2.000 rpm e torque de 168 kgfmde 1.100 a 1.400 rpm. Ele possui duas opçõesde caixas de transmissão: a primeira da marca CNHTC (Sinotruk), do tipo automatizada, com 16 velocidades a frente e 4 à ré e como segunda opção, a caixa mecânica, sincronizada da marca ShaanxiFast Gear, modelo 12JS160TA com 12 velocidades para frente e 2 à ré.
No cavalo-mecânico A7420 6x2(teto alto e baixo), o motor tem 420 cvde potência a 2.000 rpm e torque de 185 kgfmde 1.100 a 1.400 rpm. Ele também disponibiliza as duas opções de transmissão.

Já o motor do A7 460 6x4 (teto alto e baixo) tem 460 cavalos de potência a 2.000 rpm e torque de 203kgfmentre 1.100 a 1.400 rpm. O câmbio também pode ser manual ou automático.

Em relação aos preços, os caminhões chineses também apresentam uma tabela bem inferior dentro do segmento de pesados. O modelo com tração 4x2 sairá por R$ 270 mil; o 6x2 por R$ 310 mil; e finalmente o 6x4 por R$ 340 mil.

Na direção
Durante o lançamento da nova linha A7, da Sinotruck, a reportagem do Vrum teve a possibilidade de testar a versão 6x2 com câmbio manual de 16 velocidades. Com acabamento não muito refinado e muito uso de plástico, o interior do caminhão não transmite tanto a sensação de “premium” que a marca quer dar aos modelos.
Na hora de dirigir a máquina, a alavanca de câmbio tantas possibilidades de encaixe assusta. Para sair, nada de passar a primeira. Como o caminhão não estava “carregado”, para sair da inércia você já pode sair de terceira marcha à frente. Apesar de uma volta curta dentro de um resort, depois de “apanhar” do câmbio em diversas situações, não há como não valorizar ainda mais a habilidade dos caminhoneiros que dominam essas máquinas com destreza.

Fábrica
A Sinotruck deu mais detalhes sobre a fábrica de caminhões que está construindo no Brasil. Ela está sendo erguida no município de Lajes, em Santa Catarina, numa área de quase 2 milhões de metros quadrados. O investimento inicial do grupo chinês é de 300 milhões e a previsão é que a montadora gere 1.100 empregos.

A fábrica atuará na forma de CKD para montar um média de 5 mil caminhões por ano para atender diversos países da América do Sul. O grupo estipula que o primeiro caminhão montado no Brasil seja lançado no segundo semestre de 2014.

Fonte:http://www.vrum.com.br

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