quinta-feira, 26 de julho de 2012

Jaguar C-X75 terá motor 1.6 de 500 cv capaz de trabalhar a 10.000 rpm.


 Cena: um motor 1.6 trabalhando a 10.000 rpm. Como isso soa? Bom, se a palavara "esgoelando" passou por sua cabeça, pode esquecê-la. Ao menos se o propulsor em questão tiver sido feito pela Jaguar para o futuro C-X75. O bloco 1.6 de quatro cilindros conta com turbo e supercharger (compressor volumétrico) e não tem problema para funcionar nesse ritmo e ainda entregar 500 cv de potência. 
Apesar de tantas boas credenciais, o propulsor não vai atuar sozinho. Ele será acoplado às rodas traseiras e a um gerador elétrico, que irá alimentar a bateria de motores elétricos também localziados no eixo de trás. Até o momento, o protótipo é equipado com 11 radiadores para dar conta de tudo isso. A transmissão da força será auxiliada por um câmbio de sete marchas 100 kg mais leve que uma caixa de dupla embreagem, de acordo com a Jaguar. Um bom ganho considerando que a bateria tem 200 kg.
O eixo dianteiro terá sua própria propulsão elétrica. Juntos, só os motores movidos a eletricidade somarão o equivalente a 400 cv de potência. O híbrido será plug-in e poderá rodar apenas no modo elétrico. Nessa função, atingirá 100 km/h em cerca de seis segundos. Caso o motor a combustão entre em ação, o tempo cairá pela metade, segundo dados da fabricante. A velocidade máxima ficará em torno dos 321 km/h.

A carroceria de fibra de carbono do C-X75 foi criada pela equipe Williams de Fórmula 1, que transferiu a tecnologia presente nos bólidos de competição para o superesportivo. 
A Jaguar pretende produzir 200 unidades do modelo em 2014 a um preço que deve ficar em torno de 1,5 milhão de euros (quase R$ 3,7 milhões). Uma pequena parte do C-X75 pode receber as turbinas do protótipo. Mas os sistemas necessários para refrigerá-las adequadamente pode se tornar um impeditivo.
Fonte da Reportagem:http://revistaautoesporte.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua Pergunta ou Elogio a Matéria.