sexta-feira, 10 de agosto de 2012

A Historia do HUMMER.

Caso você um dia olhe no seu retrovisor e avistar um veiculo enorme, espécie de Tanque de guerra, não se assute... Esse é um Hummer, lançado no começo do ano de 1979 com a necessidade de desenvolver  unidade móvel de múltiplo uso alta mobilidade,High Moltipurpose Wheeled Vehicle(HMMWV) ou simplesmente Hum-Vee,para satisfazer os mais altos padrões do exército Norte-Americano.
Precisava ser veiculo robusto para ir a lugares que desafiavam a imaginação. E deveria durar no mínimo 12 anos com péssimas condições climáticas com os Desertos e outros lugares que carro nenhum iria aguntar. Em julho de 1980,nasceu o protótipo do HUMMER M998 Series,foi testado no deserto de Nevada nos Estados Unidos. Menos de um ano depois foi designado para algs operações.
Por sua largura privilegiada, foram muito utilizados (e ainda são) ambulância, e para carregar armas e tropas. O exército norte americano assinou um contrato com a AM General em 1981 para mais veículos fossem entregues. Esta atitude era prova de que as rigorosas expectativas do exército foram atingidas pela a empresa.
Em 1992, foi iniciada a comercialização para o público civil, um Hummer com designer mais urbano e luxouso, dando o início á produção em serie do Veiculo. Um dos primeiros clientes da montadora foi o ator Arnold Schwarzengger.
No ano seguinte o modelo começou a ser produzido e vendido através de rede de concessionária. Nesta época eram produzidos pouco mais de 600 unidades por ano. A General Motors (GM) a marca que adquiriu a marca HUMMER em 1999, trocando o nome do modelo para HUMMER H1. Rapidamente a marca ganhou novas versões, um marketing agressivo que conquistou clientes famosos, o jogador de basquete Lebron James entre outras celebridades.
Em 2003, a marca enfrentou problemas na justiça Americana a Chrysler, proprietária da marca JEEP, processou a GM por utilizar sete listras na grade da frente do veiculo, praticamente a copia dos modelos da JEEP.  
Com a crise mundial que assolou o mundo em 2008, aliada a situação precária da GM, a marca HUMMER perdeu espaço no mercado ao ser considerado símbolo do desperdício de gasolina. Com as vendas em quedas, no ano de 2009 foram vendas apenas 9.046 unidades (um queda de 69% em relação ao ano anterior), a General Motors anunciou o fechamento a divisão de veículos HUMMER. O que já foi fonte de lucro para a empresa americana e ganhou grande destaque na guerra do Iraque, se tornou um peso após o aumento dos preços dos combustíveis no país. Assim, a demanda por seus veículos utilitários de alto consumo de gasolina caíram drasticamente. O encerramento definitivo deverá acontecer somente em 2011, mas a GM, por sua vez, manterá os centros de manutenção e serviços para os carros da marca.
Hummer H2 Sut Concept.

Hummer H2.

Hummer H3.
Conhecido pelas suas ações na Guerra do Golfo, o modelo, hoje, incorporou o espírito de aventura. Apesar de suas 3.1 toneladas, a força de sua tração vem do conjunto motor câmbio da GM: um V8, 6.5 turbo diesel, controlado eletronicamente, que gera 195 cv a 3.400 RPM.

 O torque impressiona: são 59 mkgf a apenas 1.800 RPM. Na estrada, o HUMMER alcança 90 km/h   a       2 mil rpm.
 Mas é no barro que se sente bem. Seus 40.6 cm de distância livres do solo e o fato das rodas estarem nas extremidades do carro faz com que o HUMMER vença qualquer obstáculo.
 As características sem iguais de um HUMMER com um corpo de alumínio e componentes lacrados criam um veículo com vida longa.
 Para o Exército Americano a vida útil de um HUMMER é de 12 anos sob os mais severos trabalhos. Nas Forças Armadas dos Estados Unidos existem, pelo menos, 18 variantes do HMMWV em serviço. O veículo serve transporte de carga/tropas, plataforma de artilharia, ambulância (4-8 transportados), transporte de obuses, plataforma de mísseis terra-ar M-1097 Avenger, mísseis TOW, suporte aéreo, entre outras funções.
 Os valores dos modelos civis nos Estados Unidos variam de US$ 30 mil a US$ 100 mil sem contar com acessórios e equipamentos especiais que podem ser incorporados aos modelos

Veja cena do Filme Bad Boys 2 onde aparece o Hummer em Ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua Pergunta ou Elogio a Matéria.