sexta-feira, 15 de junho de 2012

MARCOPOLO APRESENTA NA CONFERÊNCIA MUNDIAL RIO+20 O PRIMEIRO MODELO VIALE BRT COM TRAÇÃO HÍBRIDA.


 Caxias do Sul(RS), 14 de junho de 2012 - A Marcopolo, uma das principais empresas mundiais no desenvolvimento de transporte público terrestre, apresenta na Rio+20 o primeiro modelo Viale BRT com tração híbrida (biodiesel/elétrica). O veículo, protótipo, está no estande da cidade de Curitiba na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que se realiza de 13 a 22 de junho, na cidade do Rio de Janeiro.
Segundo Paulo Corso, diretor comercial da Marcopolo para o mercado brasileiro, o projeto do Viale BRT Híbrido é baseado na tendência internacional de pesquisa por alternativas que permitam a mobilidade veicular com preservação do meio ambiente.


O novo Viale BRT constitui-se no mais avançado estágio da tecnologia híbrida. É equipado com conjunto propulsor formado por um motor elétrico de 160 cv de potência, que utiliza baterias de íon de lítio e também dispõe de motor 100% biodiesel de 215 cv. Os propulsores estão instalados na parte traseira do veículo, o que contribui para melhor distribuição de pesos e conforto para os passageiros.


“O arranque é feito pelo motor elétrico até a velocidade de 20 km/h e sua energia é fornecida pelas baterias de lítio. Depois disso, o ônibus funciona em paralelo com o motor a biodiesel e o elétrico em sintonia. A energia para o elétrico é fornecida pelo sistema de regeneração dos freios e ainda pelo gerador interno acoplado no próprio motor elétrico. Outro detalhe é que a cada parada do ônibus, seja em semáforos ou em pontos, o motor diesel se desliga automaticamente, religando somente após o veículo alcançar velocidade maior que 20 km/h”, explica Corso.


Com 12.455 mm de comprimento, o Viale BRT Híbrido tem capacidade para transportar 76 passageiros, sendo 27 sentados e 49 em pé. O modelo é equipado com transmissão automática, poltronas com encosto de cabeça, descansa-braços e descansa-pés, três lixeiras no salão de passageiros, sirene de marcha à ré e sistemas de gerenciamento de frota e de iluminação interna em LEDs. Conta ainda com sistema de acessibilidade com elevador e espaço para cadeira de rodas com cinto de segurança de três pontos.


“Diversos estudos mundiais indicam a necessidade de utilização de ônibus modernos, confortáveis, silenciosos, eficientes e que gerem o mínimo possível de custos e de impactos ao meio ambiente. O Viale BRT Híbrido proporciona todos estes atributos para os usuários”, destaca.


A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável é o maior evento destinado à importância da preservação ambiental e deverá contribuir para definir a agenda dos programas para as próximas décadas. O encontro tem como objetivo a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua Pergunta ou Elogio a Matéria.