quarta-feira, 17 de novembro de 2010

FUSION TRAZ O PRIMEIRO HÍBRIDO COMPLETO E AMPLIA O LUXO DA LINHA 2011

 Fusion é a linha de automóveis de luxo mais completa do País e apresenta no Salão do Automóvel muitas novidades, dentre as quais o lançamento do inédito full hybrid no mercado brasileiro. O Fusion Hybrid é um dos campeões de vendas nos Estados Unidos e traz a mais avançada tecnologia de sustentabilidade por reunir eficiência e economia no sistema que combina motor elétrico e a combustão.

O Fusion Hybrid começa a ser vendido em novembro e essa nova versão amplia a linha atual do Fusion, composta também pelos modelos 2.5 e 3.0 V6.

Linha 2011

Toda a linha passa a ter novos equipamentos que elevam mais ainda o padrão do sedã de luxo líder de seu segmento. 

Os novos itens são a chave configurável MyKey, a câmera de ré, o sensor de chuva, o BLIS®, sistema de monitoramento de pontos cegos, o banco com ajuste elétrico em 10 posições e botão de troca de marchas na manopla do câmbio. O Ford Fusion 2011 vem com novas rodas de liga leve de 17 polegadas de desenho esportivo. É uma proposta de carro de luxo com preço vantajoso que ficou ainda mais competitiva em termos de qualidade, segurança e tecnologia.

Novas cores

A linha Fusion 2011 será ofertada em 8 opções de cores externas, todas pelorizadas. As já oferecidas Preto Bristol, Cinza Berlin, Branco Sibéria e Vermelho Córdoba e as novas Prata Dublin, Azul Dijon, Azul Montercalo e Vermelho Bordeaux.

"Full-Hybrid"

O conceito "Full-Hybrid" do modelo representa a tecnologia mais avançada de sustentabilidade disponível hoje na indústria automotiva. Tem o desempenho, segurança e conforto de sedã grande de luxo com o mesmo consumo de combustível de um carro popular 1.0 básico.

O sistema propulsor do Ford Fusion Hybrid, de última geração, é composto de dois motores: um a gasolina 2.5 e outro elétrico acoplado com um gerador, integrados na transmissão, e uma bateria de níquel-metal. 

A partida silenciosa é feita pelo conjunto elétrico. O carro pode operar no modo elétrico em até 75 km/h, dependendo de uma série de variáveis, como o modo de condução do motorista e o nível da bateria de tração, buscando sempre a máxima eficiência no uso da energia.

O sistema de freios é regenerativo, com princípio de funcionamento similar ao KERS da Fórmula 1. Ele recupera até 94% da energia normalmente desperdiçada na frenagem para recarregar a bateria de tração. A transmissão é continuamente variável e-CVT, com engrenagens planetárias. A alavanca de comando é idêntica a uma transmissão automática convencional (P-R-N-D-L). Seu sistema engenhoso e sofisticado de engrenagens permite uma relação de marchas infinita.

Eficiência energética

O resultado da atuação desse complexo sistema, na prática, é o consumo de 18,4 km/h na estrada e 16,4 km/h na cidade, o que dá uma média combinada de 13,1 km/l (medido conforme as normas NBR 6601 e 7024). Esses resultados são praticamente os mesmos de um carro popular 1.0 básico, sem direção hidráulica e ar-condicionado, mas com o peso e espaço do Fusion, sedã grande equipado com todos os itens de conveniência e conforto. Além disso, suas emissões são menores que 10% do limite legal estabelecido pelo Proconve L6 que entra em vigor em 2015.

SmartGauge com EcoGuide

Um dos destaques do Fusion Hybrid é o inovador painel de instrumentos. Trata-se do SmartGauge com EcoGuide, um painel de instrumentos com duas telas TFT LCD de 4.3" de alta resolução e contraste, com velocímetro analógico central. Este painel é configurável em 4 níveis e permite ao motorista selecionar diversos níveis de informações que aprimoram a experiência de condução e envolvimento do motorista com o Fusion Hybrid. Em resumo, ele ajuda o motorista a encontrar a melhor forma de condução para economizar energia e combustível.

Desempenho e segurança

O motor Duratec 2.5 do Fusion Híbrido gera uma potência de 158 cv (@ 6.000 rpm) e torque de 184 Nm (@ 2.250 rpm). Já o motor elétrico tem potência de 107 cv e torque de 225 Nm. A integração de ambos no sistema produz uma potência combinada de 193 cv. Ele acelera de 0 a 100 km em 9,1 segundos.

Na parte de segurança, ele tem o padrão cinco estrelas do NHTSA, com 7 air bags – um a mais que os modelos a gasolina, o air bag de joelho. Conta com freios ABS com EBD, controle de tração AdvanceTrac e sensor de pressão dos pneus, além do BLIS®, sistema de monitoramento de pontos cegos e tráfego cruzado, câmera de ré, sensor de chuva e chave configurável MyKey.

Conforto e conveniência

Outra tecnologia inovadora do Ford Fusion Hybrid que favorece eficiência superior e economia de combustível é o ar condicionado elétrico. Ao contrário dos sistemas comuns, ele não depende do motor a gasolina para acionar o compressor, por isso não tira potência da tração e sua eficiência não diminui com o veículo parado ou em baixas rotações do motor. 

Ele vem também com sistema SYNC multimídia – sistema que inclui CD-player/MP3 Sony Premium com 12 alto-falantes, entrada USB e iPod, conexão para celular Bluetooth, com comandos de voz dentre outros itens já conhecidos da linha Fusion. Outra inovação do Fusion Hybrid é a tomada de 110 volts.

Preço e manutenção

O Fusion Hybrid inaugura um novo segmento novo no Brasil, no qual não existem competidores diretos. O preço de R$133.900 é competitivo diante de tudo o que o carro oferece em termos de tecnologia e inovação, sem contar a economia de combustível. 

Seu custo de manutenção também é acessível. A maioria dos componentes do carro é comum da linha Fusion, que conta com a cesta básica de peças mais barata da categoria. Além disso, ele vem com garantia total de 3 anos e oferece garantia de 8 anos para a bateria.

Os 420 distribuidores da Rede Ford já estão recebendo treinamento específico na nova tecnologia para dar assistência técnica ao produto.

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