quinta-feira, 4 de outubro de 2012

CHERY faz Recall dos seus carros.


Doze mil carros de uma montadora chinesa vão ter de voltar para as concessionárias. O recall é para substituir peças que contêm amianto, uma substância perigosa, que pode até causar câncer. Alguns estados já baniram o material, e se discute se ele deve ser proibido em todo o país.
Mais de 12 mil carros terão de passar pelo recall. A montadora chinesa Chery diz que algumas peças do motor e do escapamento contém amianto - um mineral que pode provocar câncer.
“Para a população em geral eu acho que o risco é pequeno, desprezível. O risco maior é para quem fará a manutenção nesses veículos. Esses indivíduos podem inalar a fibra e algumas doenças como câncer da pleura ou do peritônio, que são membranas que envolvem o pulmão e o coração, não dependem muito de grande concentração inalada para ter a doença”, explica Ubiratan de Paula Santos, pneumologista do Instituto do Coração.
O contato com o amianto também pode causar câncer de pulmão e fibrose pulmonar - doença que dificulta e pode impedir a respiração. No Brasil, os carros novos não têm mais amianto nos componentes.
Mas tem muita coisa que ainda é fabricada usando o mineral, como caixas d'água e telhas. “O risco do morador é pouco. O problema é na construção e na manutenção, para as pessoas que fazem ou, quando houver processo de manutenção, as pessoas ficarem dentro da sua residência”, explica o pneumologista.
Entre os anos de 2000 e 2011 foram registradas no Brasil 2,4 mil mortes por causa de doenças provocadas pelo amianto, de acordo com o Ministério da Saúde. E é alto o número de internações por problemas relacionados ao mineral: nos últimos quatro anos foram 25,093 mil.
No Brasil, cinco estados já proibiram uso do amianto: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Mato Grosso. Alguns municípios também. Mas uma lei federal ainda permite a utilização desse material na indústria.
“Essa lei está sendo contestada no Supremo Tribunal Federal e aguardamos para até meados de novembro uma decisão sobre a inconstitucionalidade, a ilegalidade dessa lei”, afirma Fernanda Giannasi, gerente do programa estadual do amianto do Ministério do Trabalho de São Paulo.
O Procon de São Paulo pediu explicações sobre o recall à montadora Chery. Ela tinha até segunda-feira (1º) para apresentá-las, mas, de acordo com o próprio Procon, não o fez.
Procurada por nossa produção, a assessoria de imprensa da Chery Brasil informou que a empresa não comentaria o recall ou a solicitação do Procon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua Pergunta ou Elogio a Matéria.