
Evite acelerar ou frear bruscamente. Além de aumentar o consumo, atitudes como estas causam o desgaste prematuro do veículo;
Quando atingir a velocidade desejada, alivie aos poucos o acelerador;
Sempre que possível dirija com as janelas fechadas para diminuir a resistência do ar;
Evite andar com o ar-condicionado ligado em dias frios;
Leve o carro à revisão para verificar filtros de ar e de combustível. Motor desregulado pode consumir até 60% mais combustível;
Evite carregar mais peso do que a capacidade do carro;
Troque as marchas na hora certa. Isso evita com que o motor ande em alta rotação. A maioria dos carros vem com conta-giros no painel, exceção feita aos modelos populares. Leia o manual e respeite a faixa de rotação indicada;
Desligue o carro se estiver por mais de dois minutos parado em congestionamentos;
Pé no breque. Testes feitos com veículos mostram que velocidades moderadas são mais econômicas;
Use uma planilha para anotar a quantidade de combustível abastecida e a quilometragem percorrida;
Abasteça no mesmo posto e peça que o frentista faça o teste de proveta para saber se o combustível é adulterado;
Não leve peso desnecessário não porta-malas, pois isso exigirá mais esforço do motor;
Não encha o tanque de combustível até a boca. Nos carros atuais, parte dele acaba se perdendo pelo bocal ou pela válvula de alívio;
Não espere o tanque ficar na reserva. Resíduos do fundo podem entupir os bicos injetores;
Calibre os pneus a cada 15 dias e mantenha a direção alinhada.
- Evite acelerar ou frear bruscamente. Além de aumentar o consumo, atitudes como estas causam o desgaste prematuro do veículo;
- Quando atingir a velocidade desejada, alivie aos poucos o acelerador;
- Sempre que possível dirija com as janelas fechadas para diminuir a resistência do ar;
- Evite andar com o ar-condicionado ligado em dias frios;
- Leve o carro à revisão para verificar filtros de ar e de combustível. Motor desregulado pode consumir até 60% mais combustível;
- Evite carregar mais peso do que a capacidade do carro;
- Troque as marchas na hora certa. Isso evita com que o motor ande em alta rotação. A maioria dos carros vem com conta-giros no painel, exceção feita aos modelos populares. Leia o manual e respeite a faixa de rotação indicada;
- Desligue o carro se estiver por mais de dois minutos parado em congestionamentos;
- Pé no breque. Testes feitos com veículos mostram que velocidades moderadas são mais econômicas;
- Use uma planilha para anotar a quantidade de combustível abastecida e a quilometragem percorrida;
- Abasteça no mesmo posto e peça que o frentista faça o teste de proveta para saber se o combustível é adulterado;
- Não leve peso desnecessário não porta-malas, pois isso exigirá mais esforço do motor;
- Não encha o tanque de combustível até a boca. Nos carros atuais, parte dele acaba se perdendo pelo bocal ou pela válvula de alívio;
- Não espere o tanque ficar na reserva. Resíduos do fundo podem entupir os bicos injetores;
- Calibre os pneus a cada 15 dias e mantenha a direção alinhada.
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