sábado, 29 de janeiro de 2011

Volkswagen confirma fabricação do conceito XL1

 A Volkswagen deve iniciar a produção de algumas unidades do XL1, carro conceito hiper-eficiente capaz de rodar 111 quilômetros utilizando apenas 900 ml de óleo diesel como combustível.
A informação foi veiculada por uma revista especializada alemã chamada Automobilewoche. Segundo a publicação, os executivos Ferdiand Piech e Martin Winterkorn confirmaram a produção de um número limitado de unidades primeiramente na Alemanha e, sem seguida, nos EUA e na China.
Com um motor híbrido, o XL1 utiliza um propulsor de 0.8 litros de turbodiesel, que atinge 48 cavalos de potência, acoplado a um motor elétrico que gera 27 cavalos. O modelo atinge a velocidade de máxima de 160 km/h.
Chama a atenção ainda o baixo índice de emissão de gás carbônico: apenas 24 g por quilômetro. O protótipo será apresentado no Salão do Automóvel do Catar e, além do visual futurista, utiliza câmeras como retrovisores.



terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Filme Carros 2 vai ter personagens brasileiros

O filme da Disney Carros 2 estreia no Brasil no próximo dia 24 de junho com a personagem Carla Veloso, que tem o número 8. A diva é um carro de competição com as cores da bandeira brasileira na carroceria e vai brilhar no filme infantil. O longa também terá, entre os novos personagens, o espião britânico que, possivelmente, será estrelado por um Aston Martin DB5, o mesmo carro utilizado por James Bond, o 007.
O filme mostrará a Corrida dos Campeões, que reúne os melhores de diversas modalidades, como a Fórmula 1 e o Campeonato Mundial de Rally. Em Tóquio, a competição acontece no Monte Fuji, enquanto na Alemanha, o palco da disputa será a Floresta Negra. Até mesmo o circuito de Monte Carlo, em Mônaco, terá uma “cópia” no filme, localizada na Itália. Para assistir ao primeiro trailler de Carros 2



sábado, 22 de janeiro de 2011

Jeep Grand Cherokee 201 ganha DNA 4x4

Após o fracasso da terceira geração do Grand Cherokee, a Jeep entendeu o recado: as exigências dos consumidores de SUVs de luxo mudaram. Como ex-proprietários de sedãs, em grande parte, migraram para o segmento dos utilitários esportivos, o conforto do veículo para rodar na cidade pesa tanto ou mais na decisão de compra do que seu desempenho na lama. A resposta da marca para esse público é a quarta geração do Grand Cherokee que já esta à venda a partir de R$ 154.900.
Do antecessor, o modelo 2011 só traz o DNA da marca: o sistema de tração 4X4. Com 10 cm a mais de comprimento e 5 cm de largura, a carroceria segue linhas mais agressivas e próximas as dos crossovers, com vidros encurtados e uma enorme grade dianteira cromada. Para não perder a identidade, os designers mantiveram características de “velhos guerra” da Jeep, como a caixa de roda trapezoidal.
Mas o ponto crucial no desenvolvimento da nova geração foi o habitáculo, que no modelo anterior recebeu duras críticas pela falta de conforto e acabamento de qualidade muito inferior ao que se esperava da fabricante. Para se redimir, a Jeep trabalhou desde as formas, com um novo volante e novo painel de instrumentos, até o conteúdo, substituindo o plástico duro por couro e componentes emborrachados. As peças também são inteiriças para evitar sobras e, consequentemente, ruído interno.

Vídeo oficial da nova Cherokke 

Ford convoca proprietários do FORD ECO SPORT E FIESTA PARA RECALL

A Ford convocou cerca de 300.000 unidades do Fiesta, em suas versões hatch e sedã, e do EcoSport para recall por conta de uma falha na fechadura da porta traseira.

Segundo informações da montadora, a campanha atinge unidades do Fiesta  RoCam modelos 2008 e 2009 e EcoSport modelos 2007, 2008 e 2009. 

No caso destes modelos, a marca informa que constatou variações dimensionais a possibilidade de variações dimensionais do mecanismo da trava de segurança das portas traseiras e, após inspeção, substituirá a fechadura gratuitamente.  Os chassis envolvidos são: Fiesta (107522 a 423122) e EcoSport (500004 a 999999).

Já no EcoSport modelo 2011, com chassis compreendido entre 575295 e 598749, a Ford afirma que encontrou divergências nas instruções de acionamento da trava de segurança para impedir a abertura interna da porta. Caso seja necessário, a montadora vai efetuar a correção no manual do proprietário. A empresa alerta que há risco de abertura interna das portas mesmo com a trava de segurança acionada. 

Para maiores informações, a Ford disponibiliza o telefone 0800 703 3673 ou o sitewww.ford.com.br para atender os proprietários. Não há prazo limite para a campanha, que começa a partir da próxima segunda-feira (24).

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Kia exibe nova geração do Picanto

A Kia revelou nesta terça-feira (4) as primeiras imagens da nova geração do Picanto, modelo que será exibido ao público no Salão de Genebra entre os dias 3 e 13 de março. Mais comprido e com maior entre-eixos que a versão atual, a novidade possui novo conjunto motriz e será disponibilizada nas configurações 2 e 4 portas. 

Segundo a marca sul-coreana, o Picanto 2011 será oferecido com motorizações 1.0 e 1.2 que poderão ser ajustados para suportar tecnologia bicombustível, gás natural veicular (GNV) ou somente gasolina. Os ajustes variarão de acordo com o mercado em que o compacto for disponibilizado. 

Conforme pode ser observado nas imagens acima, o Picanto, além de ganhar nas dimensões, recebeu linhas mais agressivas, faróis e lanternas maiores, vincos mais expostos nas laterais e para-choques avantajado, os representantes da Kia no Brasil informaram que o novo Picanto deverá desembarcar no mercado nacional por volta do segundo semestre deste ano. 

Carros nacionais bate recorde e mercado nacional cresce 12,4%

O Brasil entra na segunda década do século XXI com um resultado memorável, pelo menos para o setor automotivo. No balanço final relativo à 2010 divulgado nesta quarta-feira (5) pela Fenabrave o mercado nacional como um todo (englobando carros, comerciais leves, caminhões, ônibus, motos e implementos rodoviários) cresceu 12,4%, com 5.444.387 veículos colocados nas ruas ante 4.842.736 em 2009.
Se isolarmos somente automóveis e comerciais leves a expansão nas vendas foi de 10,6%, com 3.329.170 emplacados no ano passado contra 3.009.201 registrados em 2009. Um percentual que merece destaque é a variação entre dezembro de 2009 e 2010, com alta de 29,9% no último ano. Entre as fabricantes, a Fiat mais uma vez foi a líder em participação com 21,9% entre carros e comerciais leves, seguida por VW (20,3%), Chevrolet (19,6%), Ford (10%), Renault (5%) e Honda (4,3%).
O Volkswagen Gol manteve-se o líder entre os carros mais vendidos, com 293.783 unidades comercializadas. Em seguida está o Fiat Uno (incluindo o Mille) com 229.323, Chevrolet Celta com 155.180, Volkswagen Fox/CrossFox com 143.782, Chevrolet Corsa Sedan (incluindo Classic) com 141.443, Fiat Palio com 137.519 e Fiat Siena com 120.518. No que diz respeito aos comerciais leves, a Fiat Strada foi mais vendida em 2010 com 116.794 exemplares. Na segunda posição está a Volkswagen Saveiro com 62.200 unidades novas nas ruas seguida pela Chevrolet S10 (43.203), Ford EcoSport (43.044), Chevrolet Montana (36.671), Toyota Hilux (33.663) e Hyundai Tucson (28.046).

Sergio Reze, presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, elenca o bom desempenho da economia, as taxas de juros atrativas praticadas em 2010 e o fluxo abundante de recursos para financiamentos como alguns motivos para o bom resultado obtido no ano passado. Ainda segundo Reze, a decisão do Banco Central de aumentar o depósito compulsório e as novas regras de financiamento mais rígidas poderão reduzir as vendas de veículos ao longo de 2011, mas até o momento elas ainda "não perturbaram o mercado", analisa o representante. 

NVIDIA entra no mercado de automóveis



Fonte da imagem: Tesla.
A NVIDIA, renomada empresa de tecnologia, anunciou ontem na CES 2011 que a linha de processadores Tegra fará parte do Tesla Model S, primeiro sedan projetado e construído como carro elétrico. O sistema de navegação do veículo, monitorado por um console central no painel, contará com tela de 17 polegadas sensível ao toque (a maior já utilizada em automóveis), a qual proverá gráficos 3D ao motorista.
O processador da NVIDIA será responsável pelo controle de recursos críticos para o carro, o principal deles será o consumo de energia. A dupla, Tegra e tela touchscreen, permitirão a visualização de tráfego em tempo real, informações do clima e pontos de interesse durante o trajeto com qualidade visual impecável.

Fonte da imagem: Tesla.
Na mesma data, a BMW da América do Norte publicou a confirmação da parceria da empresa com a NVIDIA para, também, equipar seus modelos mais luxuosos (dentre eles X-Series, Mini Cooper e Series 3, 5 e 7) com os produtos de excelência gráfica. Os veículos esportivos da marca terão telas com resolução de até 1280 por 600 pixels e interface mais interativa, segundo o informativo exposto.